Nome

Carlos Garcia MCEM ARE 2011

sábado, 26 de novembro de 2011

pesquisa e partilha de 3 fontes / repositórios de REA online


Fase 1 - 21 a 28 de Novembro

Nesta fase deverá:

1) Pesquisar repositórios e outras fontes de REA online e selecionar 3 deles.
2) Partilhar as suas escolhas na base de dados "Fontes/Repositórios online (área de recursos da Atividade 2), justificando a sua escolha . Para tal:

  • clique em "Adicionar entrada";
  • preencha o campo "endereço" com o URL do repositório/fonte escolhido/a;
  • preencha o campo "texto" com o nome do repositório/fonte escolhido/a;
  • preencha a caixa de texto "Justificação da escolha" com uma breve fundamentação da sua seleção.
Escolha 1



Justificação:

Julgo que apesar de existirem outros repositórios abertos mais completos, nomeadamente o mencionado pelo colega José Neto (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal), o repositório aberto da Universidade Aberta é uma escolha óbvia pela facilidade de acesso, pois abrange àreas científicas, dissertações, periódicos, jornais e teses de doutoramento em bom número e    que focam uma enorme diversidade de temáticas.

Escolha 2




Justificação

Após verificar as potencialidades desta plataforma, julgo que se trata de um repositório com caracteristicas muito semelhantes ao moodle da Universidade Aberta, mas com outras ferramentas, dispondo de áreas muito diversificadas que nos permitem inclusivé enviar material para o mesmo.
Todo o conteúdo  é de acesso livre com uma licença CC e que permite que o material disponibilizado seja utilizado livremente, sendo uma caracteristica muito importante relacionada com a temática presentemente em estudo.