Nome

Carlos Garcia MCEM ARE 2011

domingo, 18 de dezembro de 2011

Seleção de 2 REA online


Fase 2 (28 de Novembro a 19 de Dezembro) - Seleção de 2 REA online, indicando de forma breve:
  • os endereços onde podem ser consultados
  • um conjunto de 5/6 critérios, explicitados e fundamentados sinteticamente, que presidiram à sua escolha
  • que adaptações faria (caso se aplique e estas sejam permitidas)
  • o modo como seriam usados, articuladamente ou cada um por si, numa atividade de aprendizagem (planificação de uma atividade de aprendizagem).


TIC - CRIAÇÃO DE APRESENTAÇÕES EM POWERPOINT
  •       Conceitos básicos
    • Para ficar a conhecer o significado dos conceitos básicos de TIC clique aqui.
  •         Criação de apresentações 
  •         Apresentação de diapositivos

O programa de TIC tem como principal finalidade incrementar a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação pelos alunos do 9º e 10º Ano de modo a poder tornar-se uma mais-valia na sua formação como estudante, promovendo a sua capacidade para pesquisar, gerir e tratar informação. Foi neste sentido e tendo em conta o mestrado em Comunicação Educacional Multimédia que escolhi dois recursos educativos online para aplicar em conjugação com a disciplina de História de 9º Ano, numa situação concreta de aplicação de conhecimentos de uma ferramenta TIC, em especifico o Powerpoint.


Planificação de utilização do Powerpoint


Objectivos
Conteúdos

- Explicar o conceito de apresentação electrónica;
- Reconhecer a estrutura de um programa de apresentação;
- Descrever correctamente a janela de apresentação;
- Elaborar, convenientemente, uma apresentação;
- Reconhecer os métodos (as opções) de criação de uma apresentação;
- Reconhecer a importância do assistente de conteúdo automático para criar uma nova apresentação;
- Demonstrar como se trabalha com as Vistas diferentes que o programa de apresentações proporciona;
- Alterar as Vistas de apresentação;
- Introduzir texto num diapositivo;
- Adicionar texto nas Vistas “destaque” e “diapositivos”;
- Exemplificar como se formata texto através do menu “formatar”;
- Indicar como se configura a caixa de texto;
- Elaborar uma caixa de texto;
- Reorganizar diapositivos utilizando a Vista de organização de diapositivos;
- Guardar uma apresentação no disco rígido;
- Exemplificar como se aplica um esquema de cores a diapositivos;
- Indicar como se inserem imagens, sons e vídeos;
- Explicar como se editam objectos;
- Adicionar e eliminar objectos;
- Executar convenientemente uma apresentação de diapositivos;
- Reconhecer os atalhos de navegação para aceder a diapositivos;
- Indicar como se adicionam transições entre diapositivos;
- Explicar como se adiciona som a uma transição;
- Adicionar efeitos de animação utilizando a barra de ferramentas;
- Exemplificar como animar o texto de um diapositivo;
- Especificar o tempo atribuído a cada diapositivo;
- Reconhecer correctamente os vários tipos de apresentação de diapositivos;
- Indicar como se inicia uma apresentação de diapositivos usando o menu de contexto da Vista apresentação de diapositivos;
- Reconhecer as técnicas de impressão de uma apresentação;
- Explicar como se faz a difusão de uma apresentação na Internet;
- Especificar como mostrar diapositivos existentes na Web usando as hiperligações;
- Utilizar a barra de ferramentas da Internet para saltar entre hiperligações abertas;

·      Iniciação ao programa de apresentações;
·     A janela de apresentação do programa
de apresentações;
·      Criação de apresentações com o programa de apresentações;
·      Criação de uma apresentação;
·      O assistente de conteúdo automático;
·      As Vistas do programa de apresentações;
·    Introdução e edição de texto;
·    Formatação de texto;
·    Criação e edição duma caixa de texto;
·    Reorganização de diapositivos;
·    Guardar uma apresentação;
·    Aplicação de um esquema de cores a uma apresentação:
·        Utilização do ClipArt
·        Inserção de imagens, sons e vídeos
·        Edição de objectos
·        Adição e eliminação de objectos
·      Mostra de uma apresentação de diapositivos;
·      Navegação na Vista apresentação de
Diapositivos;
·      Criação de transições entre diapositivos;
·      Aplicação de efeitos de animação;
·      Definição de intervalos entre diapositivos;
·      Configuração da apresentação;
·      Execução de uma apresentação de diapositivos;
·      Impressão da apresentação;
·      Difusão de uma apresentação na Internet;
·      Criação de uma hiperligação à Internet;
·      Navegação com a barra de ferramentas da Internet;


Recurso 1 Youtube


Fique a conhecer mais um pouco sobre a temática em questão através deste um pequeno tutorial.
  •          Objetivos
Atividade a realizar:
o   Ficar a conhecer um fato que marcou a 2ª Guerra Mundial
o   Interacção com os colegas e o professor
o   Utilidade e funcionamento dos recursos disponibilizados
o   Duração de 4 aulas

Elaborar uma apresentação em  Power Point com o máximo de 25 slides sobre o tema:
·      Avanço dos aliados na 2ª Guerra Mundial
Nota: Deve utilizar a totalidade dos recursos mencionados nos conceitos, assim como visualizar o ficheiro disponibilizado no youtube, de maneira a enriquecer a sua apresentação.

Recurso 2 – Prezi
Atividade a realizar:
Utilizar a ferramenta Prezi para colocar a apresentação online, disponibilizando o respetivo link ao professor e colegas.

Justificação da escolha dos recursos
O Youtube é uma ferramenta que permite fazer downloads e uploads de ficheiros em vídeo, assim como tem um enorme potencial a nível de ensino se for aplicado a pequenos tutoriais explicativos acerca do funcionamento de qualquer aplicação, neste caso em particular o Powerpoint, mas pode ser usado para outras funcionalidades. O Prezi permite uma dinâmica muito fluida e inovador em termos de apresentações de projectos.
A escolha dos dois recursos (Youtube e Prezi), foi feita tendo em conta o fato que atualmente são duas ferramentas muito utilizadas e com um enorme potencial educativo. Aplicando o Youtube para que o aluno adquira de uma forma mais entusiasta o material com que terá de trabalhar e por outro lado tendo o Prezi como ferramenta de apresentação final do projecto anteriormente elaborado, para que a temática em estudo, neste caso sobre História de 9º Ano, em especifico a 2ª Guerra Mundial, seja interiorizada de uma forma mais eficaz e lúdica.

Critérios para a escolha dos recursos a utilizar nesta fase:
  •  Requisitos tecnológicos
  •  Acessibilidade
  • Adequação ao tema proposto
  • Ser gratuito no que respeita a utilização
  • Licença 
  • Grafismo
  • Possibilidade de utilizar os recursos e integrá-los uns nos outros


Referências

Teodoro, João (2008) [Blog]. Plano de aula de história. Obtido em 14 de 12 de 2011 em http://plano-de-aula-de-historia.blogspot.com/2011/03/planos-de-aulas-de-historia-9-ano.html

Fazendo uma boa apresentação no powerpoint 2007 (22 de 5 de 2010) [Vídeo]. Em Youtube. Obtido em 13 de 12 de 2011 em http://www.youtube.com/watch?v=Dk0cbg9Iglc

OER Handbook for Educators 1.0 (29 de 10 de 2010). Em Wikipédia, a enciclopédia livre. Obtido em 13 de 12 de 2011 em http://wikieducator.org/OER_Handbook/educator_version_one

Professor TIC  [Site]. Obtido em 10 de 12 de 2011 em http://www.professortic.com/category/tecnologia-2/software/
 
Microsoft Educação [Site]. Obtido em 13 de 12 de 2011 em http://www.microsoft.com/portugal/educacao/Home.aspx
 
Formação Básica/Informática  (16 de 7 de 2011). Wikiversidade. Obtido em 11 de 12 de 2011 em http://pt.wikiversity.org/wiki/Portal:Formação_Básica/Informática
 
Create game-changing presentations online  (2011) [Site]. Prezi. Obtido em 9 de 12 de 2011em http://prezi.com/
Ministério da Educação (5 de 12 de 2011) [Site]. CATE - Centro de Apoio TIC às Escolas. 
Otido em 15 de 12 de 2011 em
 http://www.crie.min-edu.pt/index.php?section=11
 


















Sem comentários:

Enviar um comentário